Grandezas e medidas no Ensino Fundamental
(Pró-letramento Matemática)
Os Referenciais Curriculares
Nacionais para Educação Infantil (RCNEI) e os Parâmetros Curriculares Nacionais
(PCN) indicam Grandezas e Medidas como um bloco de conteúdos para a Matemática
na Educação Infantil para crianças de quatro a seis anos e, no Ensino
Fundamental, desde os primeiros anos de escolarização, tendo em vista a
importância atribuída ao assunto. Essa importância é caracterizada por ser um
conteúdo vinculado ao cotidiano do aluno, de relevância no mundo em que
vivemos.
Refletindo sobre a questão: O que você já mediu hoje?
Muitas pessoas poderiam responder
que mediram o tecido na loja, a temperatura de uma criança, pesaram os legumes
no supermercado, mediram sua pressão arterial, quanto receberão pelas horas
extras trabalhadas e quanto irão pagar de juros na prestação atrasada. Assim,
conclui-se que são tantas as situações nas quais a necessidade de medir as
coisas se faz presente no mundo contemporâneo, que se torna impossível pensar
em ser cidadão e desconhecer tão importante conteúdo. Muitos são marginalizados
ou enganados no dia-a-dia por não saberem utilizá-lo com segurança. Pelas
respostas pode-se notar que Grandezas e Medidas são ferramentas necessárias
para que os alunos se apropriem do conhecimento científico-tecnológico
contemporâneo. Muitas atividades cotidianas das crianças envolvem medidas, como
por exemplo, observar os tamanhos dos objetos, pesos, volumes, temperaturas
diferentes e outras. Os pais, professores, adultos em geral ou mesmo crianças
mais velhas, são as pessoas que demarcam essas diferenças para os menores:
maior que, menor que, mais longe, mais perto, mais quente, mais frio, etc. A
partir dessas práticas adquiridas da convivência social das crianças, deve a
professora ou o professor propor situações-problema, visando à ampliação, ao
aprofundamento de seus conhecimentos e à construção de novos significados. Um
exemplo simples é a preparação de um alimento. Essa atividade possibilita um
importante trabalho, envolvendo diferentes unidades de medida, como o tempo de
cozimento e a quantidade dos ingredientes: litro, quilograma, colher, xícara,
pitada, etc. Assim, ao longo do Ensino Fundamental, as atividades propostas
devem propiciar a compreensão do processo de medição.
Mas que significa medir?
Medir significa comparar
grandezas de mesma natureza. No processo de medição, alguns aspectos devem ser
levados em conta:
·
é necessário escolher uma unidade adequada,
comparar essa unidade com o objeto que se deseja medir e contar o número de
unidades que foram utilizadas;
·
a unidade escolhida arbitrariamente deve ser da
mesma natureza do atributo que se deseja medir, e deve-se levar em conta o tamanho
do objeto a ser medido e a precisão que se pretende alcançar nessa medição;
·
quanto maior o tamanho da unidade, menor é o
número de vezes que a utilizamos para medir um objeto.
Assim, por exemplo: pode-se pedir
para os alunos medirem as grandezas comprimento e largura do tampo de suas
carteiras, usando algum objeto como unidade. Eles poderão escolher uma régua,
uma borracha ou um lápis.
Os resultados encontrados serão
diferentes, em razão da diferença dos objetos escolhidos como unidade de
medida. Essa constatação deve ser amplamente discutida com as crianças. Se
pedirmos às crianças para medirem o comprimento e a largura de sua sala de
aula, provavelmente escolherão outras unidades de medida diferentes das
anteriores. Elas poderão medir com os seus pés, com os seus passos ou com uma
barra de madeira maior. Com certeza, essas unidades de medidas são mais
adequadas para essa medição do que as do exemplo anterior. Quando as crianças
usam unidades de medidas como passo, palmo etc., é fundamental discutirmos com
elas que, como pessoas têm tamanhos diferentes, encontramos números diferentes
para expressar a mesma medida.
Portanto, perguntas do tipo: Qual
número encontrado pelos alunos nessa medição é o mais correto?, é respondida da
seguinte forma: todos os resultados são igualmente corretos, pois eles
expressam medidas realizadas com unidades diferentes. Embora possamos medir
qualquer objeto usando padrões não-convencionais de medida, como os pés, o
passo, a borracha, etc., deve-se discutir com as crianças a importância e a
adequação de adotar-se em certas situações unidades-padrão de medida, que
constituem sistemas convencionais de medida e facilitam a comunicação entre as
pessoas.
O tempo passa... Dá para medir esta passagem?
Entre as grandezas, o tempo pode
somente ser marcado. Para isto utiliza-se pontos de referência e o encadeamento
de várias relações, do tipo: dia e noite, manhã, tarde e noite, passado e
futuro, antes, agora e depois, os dias da semana, o ano, e outros. Atividades
usando os calendários para localizar e marcar as datas de aniversários das
crianças, o tempo que falta para alguma festa e o seu próprio dia, agendar a
data de um passeio, localizar as fases da lua, como também a observação das
suas características e regularidades (sete dias por semana, a quantidade de
dias em cada mês etc.) propiciam a estruturação do pensamento das crianças das
primeiras séries do Ensino Fundamental.
E a temperatura?
Como o tempo, pode-se somente
marcar a temperatura. Pode-se marcar e ordenar a temperatura segundo uma escala
numérica, tomando por base um valor estável como ponto de referência, que no
caso da temperatura é a temperatura do gelo derretendo. Sempre que for preciso
saber com precisão qual é a temperatura, recorremos ao termômetro que é um
instrumento de marcação.
Dinheiro vai, dinheiro vem...
Uma das grandezas com que as
crianças têm contato logo cedo é o dinheiro. Essa grandeza relaciona os números
e medidas, incentiva a contagem, o cálculo mental e o cálculo estimativo. O uso
de cédulas e moedas, verdadeiras ou imitações, constitui-se em um material
didático-pedagógico muito farto. Além de propiciar atividades didáticas do tipo
fazer trocas, comparar valores, fazer operações, resolver problemas, trabalhar
com os números naturais e os números decimais, pode-se explorar o valor que o
dinheiro representa em relação aos objetos e ao trabalho, iniciando a abordagem
do tema transversal Trabalho e Consumo.
Grandezas, Medidas e Números Racionais
As medidas são um antigo conhecimento
construído pela humanidade. Desde a Antiguidade diferentes civilizações se
dedicaram à comparação de grandezas. Entre tantas outras necessidades de
medição, as antigas civilizações tiveram a necessidade da expressão numérica da
medição das terras que margeavam os rios que eram fundamentais para a sua
sobrevivência. Na prática de medição, o homem percebeu que as unidades padrões
escolhidas raramente cabiam um número inteiro de vezes na grandeza a medir. O
mais frequente, ao aplicar-se a unidade à grandeza a ser medida, era sobrar uma
parte inferior à unidade considerada. Os números naturais, único instrumento
numérico conhecido na época, eram insuficientes para exprimir a medida de
determinadas grandezas. Para obter uma maior aproximação da medida real da
grandeza (comprimento, área etc.), a solução foi subdividir a unidade num certo
número de partes iguais, criando-se as frações da unidade. Dessa forma, a
partir de suas necessidades, o homem criou um novo campo numérico: os números
racionais.
Hoje nas escolas...
De acordo com os PCN-Matemática
(1997, p. 101), esta é uma das ênfases da abordagem dos números racionais nas
séries do 2o ciclo do Ensino Fundamental: levar os alunos a perceberem que os
números naturais, já conhecidos, são insuficientes para resolver determinados
problemas. Para tanto, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, as atividades
envolvendo grandezas e medidas não só de comprimento, mas também de massa, de
capacidade, de tempo e de temperatura, devem ser amplamente apresentadas às crianças,
pois é com base nesse repertório construído pelas crianças que podem ser
estabelecidas conexões com outro tema importante, que é o estudo dos números
racionais em suas representações fracionárias e decimais. A construção dos
significados dos números racionais é bastante complexa, pois uma fração como
2/3, por exemplo, pode estar relacionada à divisão de duas folhas de papel para
3 crianças, ou à parte que cabe a um menino que come dois dos três pedaços
(iguais) de um chocolate, ou ao fato de que, a cada três alunos de uma sala,
dois são surfistas. Em resumo, aos números racionais estão associados
significados de parte-todo, quociente e razão. O trabalho com os significados e
com as representações dos números demanda um tempo considerável, mas extremamente
importante, pois é um dos primeiros momentos, na construção de seus
conhecimentos, em que a criança precisará romper com conhecimentos
anteriormente construídos sobre os números. É natural que elas raciocinem sobre
os números racionais como faziam anteriormente sobre os números naturais. Os
chamados obstáculos epistemológicos são apresentados nos PCN-Matemática (1997,
p.101-102):
·
um deles está ligado ao fato de que cada número
racional pode ser representado por diferentes (e infinitas) escritas fracionárias;
por exemplo, 1/3, 2/6, 3/9, 4/12 são diferentes
representações de um mesmo número;
·
outro diz respeito à comparação entre racionais:
acostumados com a relação 3 > 2, terão que construir uma escrita que lhes
parece contraditória, ou seja, 1/3
< 1/2;
·
se o tamanho da escrita numérica era um bom
indicador da ordem de grandeza, no caso dos números naturais (8345 > 41), a
comparação entre 2,3 e 2,125 já não obedece ao mesmo critério;
·
se ao multiplicar um número natural por outro
natural (sendo este diferente de 0 ou 1) a expectativa era a de encontrar um
número maior que ambos, ao multiplicar 10 por 1/2 se surpreenderão ao ver que o
resultado é menor do que 10; e
·
se a sequência dos números naturais permite
falar em sucessor e antecessor, para os racionais isso não faz sentido, uma vez
que, entre dois números racionais quaisquer, é sempre possível encontrar outro
racional; assim, o aluno deverá perceber que entre 0,8 e 0,9 estão números como
0,81; 0,815 ou 0,87.
No nosso dia-dia, os números
racionais aparecem mais na sua representação decimal do que na forma
fracionária. As representações decimais são utilizadas, por exemplo, nos
sistemas de medida e monetário. Com o uso das calculadoras, as representações
decimais tornaram-se ainda mais frequentes. Um trabalho interessante descrito
nos PCN-Matemática (1997, p.102) consiste em utilizar as calculadoras para o
estudo das representações decimais na escola. Por meio de atividades em que os
alunos são convidados a dividir, usando a calculadora, 1 por 2, 1 por 3, 1 por
4, 1 por 5 etc., e a levantar hipóteses sobre as escritas que aparecem no visor
da calculadora, eles começarão a interpretar o significado dessas
representações decimais. Trabalhando com atividades de cálculo com os números
racionais na forma decimal, vinculados a situações-problema: as crianças podem
fazer estimativas e identificar intervalos que tornem essa estimativa aceitável
ou não. Assim, por exemplo, ao resolver o problema “Qual é o valor do perímetro
de uma figura retangular que mede 13,2 cm de um lado e 7,7 cm do outro?”, o
aluno pode recorrer a um procedimento por estimativa, calculando um resultado
aproximado (2 x 13 + 2 x 8), que lhe dá uma boa referência para conferir o
resultado exato, obtido por meio de um procedimento de cálculo escrito
(PCN-Matemática, 1997, p.125). A abordagem de grandezas e medidas de
comprimento, áreas e volumes, realizada juntamente com o trabalho com números
decimais e frações, assim como sua evolução histórica, amplia o significado dos
números e das operações, bem como melhora a compreensão dos conceitos relativos
ao espaço e às formas
Sobre... Medida de comprimento:
A unidade fundamental das medidas
de comprimento é o metro. Vejamos o quadro de seus múltiplos e submúltiplos,
que são unidades secundárias, dispostas na ordem decrescente.
Cada unidade de comprimento é 10
vezes maior que a unidade imediatamente inferior. Exemplo de transformação: a)
20m = 2 000cm b) 30dam = 0,3km
quilômetro
|
hectômetro
|
decâmetro
|
metro
|
decímetro
|
centímetro
|
milímetro
|
km
|
hm
|
dam
|
m
|
dm
|
cm
|
mm
|
1 000 m
|
100 m
|
10 m
|
1 m
|
0,1 m
|
0,01 m
|
0,001 m
|
Sobre... Sistema Monetário
O sistema monetário é
representado pelo conjunto de moedas legais em circulação. A principal função
da moeda é a mensuração (ato ou efeito de medir) do valor das mercadorias. Hoje
em dia, incluem-se no seu conceito todos os instrumentos de crédito utilizáveis
pelo sistema econômico: os depósitos, títulos de créditos, cartões de crédito e
fundos do tesouro. O conceito: A palavra “Moeda” vem do latim => moneta. A
palavra “Dinheiro” vem do latim => denarius, tem sua origem em uma moeda
romana.
Câmbio em 21/05/2017
Moeda
|
Compra (R$)
|
Dólar Comercial
|
3,2530
|
Euro
|
3,6447
|
ArgPeso/BrazilRl
|
0,2028
|
A temperatura
O que é temperatura? De forma
qualitativa, podemos descrever a temperatura de um objeto como aquela que
determina a sensação de quanto ele está quente ou frio quando entramos em
contato com ele. Para marcarmos essa temperatura devemos utilizar um
instrumento chamado termômetro.
O que é um termômetro? Um
termômetro é um instrumento que marca quantitativamente a temperatura de um
sistema. O termômetro utilizado para marcar a temperatura ambiente é similar ao
da figura abaixo:
A figura acima ilustra um
termômetro utilizado para marcar a temperatura do corpo. A escala utilizada no
Brasil é a escala “Celsius” em que o ponto de ebulição da água, nas condições
normais de pressão atmosférica, é 99,975ºC. Por aproximação, adota-se a
temperatura de 100ºCelsius. Existem ainda, outros tipos de escalas como: Kelvin
(K) e Fahrenheit (ºF). Considera-se “zero absoluto” a temperatura mais baixa de
um sistema, temperatura em que uma substância, teoricamente, não teria energia
alguma.
Tabela de comparação
entre escalas
oC
|
K
|
oF
|
|
Água em ebulição
|
100
|
373
|
212
|
Água congelada
|
0
|
273
|
32
|
Zero absoluto
|
-273
|
0
|
-459
|
Sobre... Massa X Peso...
A massa de um objeto é a
quantidade de matéria que ele possui. Diferentemente do peso, que é a força com
que o corpo é atraído para o centro da terra, a massa de um objeto é a mesma em
qualquer lugar.
Qual a unidade de medida de massa? A unidade
principal de medida de massa é o grama, cujo submúltiplo mais utilizado é o
miligrama e o múltiplo mais utilizado é o quilograma.
Trezentas ou Trezentos gramas?
Quando utilizamos a palavra grama referindo-nos à medida de massa, devemos
pronunciá-la no masculino, exemplo: 300 g lê-se trezentos gramas. Apresentamos
abaixo um quadro com alguns submúltiplos e múltiplos do grama, principal
unidade de medida de massa.
Múltiplos
|
Unidade
|
Submúltiplos
|
||||
quilograma
|
hectograma
|
decagrama
|
grama
|
decigrama
|
centigrama
|
miligrama
|
Kg
|
hg
|
Dag
|
g
|
dg
|
Cg
|
Mg
|
1000g
|
100g
|
10g
|
1g
|
0,1g
|
0,01g
|
0,001g
|
Outras unidades de medida de
massa muito utilizadas: 1 arroba = 15 kg 1 tonelada (t) = 1 000 kg
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