sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

ED 0581- Referenciais Teórico-metodológicos do ensino da Matemática no Ensino Fundamental

Período: 2017.1
Limite de Faltas: Graduação - 15 faltas
Período de aulas: 06/02/2017 - 14/06/2017
Departamento: DEDC - CAMPUS I - SALVADOR
Carga horária: Aula: 60 horas
Horário: TER 13:15 - 16:35
Professora: Erica Valeria Alves

Ementa: O ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: interfaces com os diversos campos de conhecimento; os currículos de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: soluções e impasses pedagógicos das práticas adotadas; estudo crítico dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais dos blocos de conteúdos da matemática: número e operações, grandezas e medidas, espaço e forma, tratamento da informação; e tradução em objetivos de aprendizagem e a construção destes conceitos por parte das crianças. Concepção e representação de sequências didáticas no ensino: planejamento e avaliação.

Avaliação:
1. Ensaio teórico sobre a Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental sob a perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais (escrito e individual).Contraponto entre as reflexões teóricas da disciplina a a prática observada no campo de estágio.
2. Relato de experiência sobre ação didática desenvolvida em campo de estágio abordando um conhecimento matemático para os anos iniciais do ensino fundamental (escrito com a dupla de estágio).
3. Auto avaliação (escrito e individual).

7/2
Apresentação da disciplina e critérios de avaliação. Filosofia da Matemática
14/2
Currículo de Matemática: Principiais recomendações dos PCN
21/2
Recursos metodológicos para o ensino de Matemática
7/3
Síntese da primeira parte da disciplina. Elaboração de roteiro de observação de estágio.
14/3
Conceito de número
21/3
Sistema de numeração decimal
28/3
Adição e Subtração: conceitos e algoritmos
4/4
Semana de observação de estágio
11/4
Multiplicação e divisão: Conceitos e algoritmos
18/4
Tratamento da informação
25/4
Semana de Pedagogia
2/5
Espaço e Forma
9/5
Grandezas e medidas
16/5
Elaboração de planejamento para intervenção no estágio
23/5
Síntese da segunda parte da disciplina
30/5
Semana de intervenção de estágio
6/6

13/6



Nenhum comentário:

Postar um comentário